BBB – O grande palco para ações especiais das marcas

Atualizado: 27 de jul.

Desde suas primeiras edições, o programa Big Brother Brasil tem o patrocínio de grandes marcas, sendo um dos investimentos mais caros e, ao mesmo tempo, atrativos para quem quer aparecer para milhões na Rede Globo. O que é extremamente valioso no programa para os anunciantes é a oportunidade de fazer mais que propaganda comum, e terem suas marcas como parte do reality, com interações e participações especiais com os Brothers, seja pelo patrocínio de ambientes da casa, de provas do líder ou do anjo, festas, almoços e jantares e diversas outras ações que são definidas junto com a equipe de negócios do programa. Para isso, existe um grupo dedicado a analisar audiência, público e consumidores para oferecer as melhores soluções para as marcas que desejam ter ações no programa.



Para se ter uma ideia de quanto o mercado valoriza o reality, em 2021 foram mais de 150 ações durante os 100 dias. Já em 2022, o programa tem recorde de patrocinadores, com 11 marcas cotistas principais, que se dividem entre Big, Camarote e Brothers, com inserções diferenciadas para cada uma das categorias. Além dessas 11 marcas, outras entrarão com as ações chamadas dinâmicas, com inserções em partes do programa.


O BBB é o exemplo de que o merchandising em mídia eletrônica pode ser bem feito e trazer resultados satisfatórios para quem investe nesta modalidade. A exposição é altíssima, o envolvimento é muito bem feito, o engajamento com o público é mais que garantido, porque acontece em um momento de descontração e entusiasmo absoluto dos telespectadores, afinal muitas pessoas são verdadeiras fãs e não perdem uma vírgula do que acontece na casa. Todo esse envolvimento emocional que o reality traz se estende a outras mídias, principalmente as redes sociais, em que é um dos assuntos mais debatidos pelo público.


Em matéria de ações realizadas pelas marcas, vale lembrar de algumas que foram icônicas:

Prova do líder da cola Superbonder, em que os participantes foram colados pelos pés em uma plataforma que deslizava e, de ponta cabeça, eles deveriam acertar um alvo lá embaixo no chão. Essa ação trazia o principal atributo do produto bem evidenciado.


  • Prova do líder da PicPay, em que os participantes tinham que memorizar objetos e usar o QR code para marcar o aparecimento dos objetos. Nessa ação, a marca evidenciou a mecânica do pagamento de uma compra usando PicPay.


  • Festa Méqui, do McDonalds, que ambientou a festa com objetos gigantes que remetem aos seus restaurantes, como batatas, mesas e cadeiras e, claro, as cores da marca em todo o espaço. Um belo reforço de sua imagem e do uso dos icônicos vermelho e amarelo para abrir o apetite dos telespectadores.


  • Prova do líder do Guaraná Antártica, talvez a que mais tinha cara de competição, em que, divididos em dois grupos, os participantes tinham que se pendurar em pêndulos em formato de garrafa de Guaraná e serem içados de um lado ao outro. A exposição da marca foi imensa e fortaleceu o seu atributo de entretenimento e jovialidade.


Com tantas oportunidades de exposição, interações e ações diferenciadas, é evidente que o modelo oferecido para as marcas seja tão atraente e traga resultados positivos para quem possui verba para investir. Agora, nos resta “espiar” o que ainda vai acontecer na casa mais vigiada do Brasil em 2022.


E você? Se tivesse verba para investir no programa, investiria?

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