Especial Cannes Lions 2020/2021

Atualizado: 27 de jul.

O Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade – acontece anualmente e premia as melhores campanhas do mundo, em diversas categorias. O Brasil passou a ser um dos países que mais ganha leões, sendo o seu melhor desempenho em 2013, com a incrível marca de 116 estatuetas. A principal premiação do Festival é o Grand Prix, que o Brasil sempre consegue ganhar em algumas categorias.



Em 2020, o evento aconteceu com palestras e painéis, mas sem a premiação em si, que aconteceu esse ano, no período de 21 a 25 de junho, de forma virtual. Nessa edição, o nosso desempenho foi mediano, quando comparado ao dos anos anteriores, com 68 leões no total, sendo 13 de ouro, 18 de prata, 34 de bronze e 3 Grand Prix.


Dentre as premiações, os 3 GPs conquistados foram em Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sports e Glass – The Lion for Change. Em Lions for Music, que celebra colaborações musicais criativas e conteúdo musical original ou o seu uso, o GP ficou com a GUT São Paulo, pelo trabalho Parada no Feed, realizado para o Mercado Livre em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que “lotou” a Avenida Paulista, de forma virtual, por conta da pandemia, e que pode ser conferido em https://www.youtube.com/watch?v=5oD38CCHRvA&t=2s



No Lions for Sports, que celebra a criatividade e explora a cultura da torcida e aproveita a força do esporte e e-sports para conectar pessoas às marcas, o GP ficou para a agência África, pelo projeto Case Salla 2032, criado para a marca House of Lapland, que traz um alerta para o aquecimento global, e que você pode conferir o filme completo em https://www.youtube.com/watch?v=sSZSrjmmSIo&t=3s





Já no Glass Lion, que celebra a criatividade que muda culturas, o GP inédito para o país ficou com a VMLY&R Brasil, com a campanha Eu sou, para a Starbucks, que transformou uma loja da marca em cartório para que pessoas trans mudassem o seu nome gratuitamente. O vídeo da campanha pode ser assistido em https://www.youtube.com/watch?v=Pw-WAnAgPQI





Além dos GPs, o Brasil ganhou leões importantes. A agência WMcCann ganhou um ouro na categoria Entertainment com a campanha de Natal Black Santa, para a Coca-Cola, em parceria com a Rede Globo, que trouxe o ator Milton Gonçalves como Papai Noel da marca, o primeiro Noel preto da Coca, e que quebrou barreiras do preconceito e deu show de representatividade. Confira o vídeo da campanha em https://www.youtube.com/watch?v=di-GJ-rMWVM&t=2s



Já a agência Ogilvy faturou um bronze na categoria Creative E-commerce com a campanha Decifrei, fruto de parceria entre Magalu e Deezer, que permitia que usuários ouvissem seus artistas favoritos e, ao mesmo tempo, comprassem instrumentos originais e similares usados em hits nacionais e internacionais, criada para marcar a estreia da nova categoria de instrumentos musicais da loja. Assista o filme da campanha em https://www.youtube.com/watch?v=cyz6_a6sKOQ&t=1s




Outros dois prêmios conquistados foram na categoria Pharma, que celebra comunicações criativas de clientes e serviços do setor farmacêutico em torno desta indústria. O vídeo Unbreakable, criado pela agência Area 23, com produção do Roof Studio, para a Insmed, faturou o leão de prata, e que pode ser assistido em https://www.youtube.com/watch?v=CjA8tUSPM58 .


Já o vídeo Rosemarie’s Life, criado pela agência CRK, também com produção do Roof Studio, para a Curaviva, ficou com o leão de bronze na categoria, e que pode ser conferido em https://vimeo.com/518355919



Outro destaque foi para a produtora Santeria, que além de patrocinar a cobertura do Cannes Lions realizada pelo Clubeonline, recebeu três pr^com a produção de Let Her Run, criada pela Agência África, para o SporTV, sendo uma prata em Film "Culture & Context Market Disruption" e dois bronzes em Film "Online Film Media Entertainment" e "Entertainment Lions for Sport". Para conferir a produção superpremiada, clique em https://www.youtube.com/watch?v=Rf0danMat9w



Parabéns a todos pelos trabalhos e pelas conquistas!



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