Narrativas transmídia

Atualizado: 27 de jul.

Manter o público ligado por mais tempo nos conteúdos que uma marca cria é um dos desejos de toda empresa. Isso gera maior engajamento, maior conhecimento e muito possivelmente maior admiração por essa marca.

Para isso, o que tem sido utilizado por muitos é a narrativa transmídia ou storytelling transmidiático. Isto é, que começa em um tipo de mídia e tem continuidade em outro. É uma narrativa que convida o público a continuar consumindo o mesmo conteúdo, com olhares diferentes e em aportes diferentes.



Sabe aquela história de que a gente começa acompanhando nas telas da TV, aí percebe que pode saber mais e busca as redes sociais, começa a seguir a marca, interage com ela, depois percebe que pode receber conteúdo exclusivo e assina uma newsletter e assim vai? É isso o que uma boa narrativa transmídia faz com a gente e a gente adora.

Já conseguiu pensar em alguma marca que você se envolveu nesse nível? Se não, olha só esses exemplos! Marvel e DC Comics, duas grandes produtoras de conteúdos e entretenimento, mundialmente conhecidas. Vamos observar como elas utilizam o storytelling transmídia perfeitamente: ambas surgiram nas HQs e viraram filmes. Dos filmes tivemos a expansão de universos e histórias paralelas. Delas nasceram as séries, com visibilidade para personagens dos universos, seus dramas, aventuras e características. Todas as histórias com profundidade, adaptabilidade, continuidade e, claro, elas se entrelaçam entre si. Uma aparece na outra, tecendo uma narrativa bem construída, usando muito bem as estratégias de toda boa história. Elas conseguem chamar atenção, convencer e entreter, atendendo a todos os requisitos do storytelling.

E não para por aí, além de consumirmos esses universos no cinema, nas HQs, nas plataformas de streaming, podemos ter contato com eles em jogos de videogame, em feiras especializadas, em roupas e diversos objetos licenciados e até em parques de diversões. Histórias que a gente ama e aguarda ansiosamente pela próxima.

Usar narrativas transmidiáticas é um dos recursos que temos em nossas mãos para conseguirmos informar, envolver, conquistar e manter nossa audiência por perto. E o bom é que ela pode ser aplicada para qualquer empresa, de qualquer tamanho ou área de atuação. Podemos fazer isso convidando o nosso público a continuar consumindo nosso conteúdo em outras plataformas. Mostrar que ele pode ser aprofundado em outro canal, perfil ou espaço virtual, ajudando a audiência nessa busca pela informação, conhecimento e entretenimento.

E você tem utilizado o storytelling transmídia em sua empresa? Se quiser saber mais sobre esse tema, acesse mutuacursos.com.br/cursoslivres e conheça o nosso curso Storytelling como Ferramenta de Comunicação. Ele pode ajudar você.


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